Relato de viagem

No dia 16/09/2011, os integrantes do GECUPOM/FUTEBOL, Fernando Henrique Blumentritt de Lemos, Guilherme Dutra Antunes e Luiz Parise, participaram a convite do deputado estadual pelo estado do Rio Grande do Sul, Alexandre Lindenmeyer a participar da plenária do Partido dos Trabalhadores (PT) da cidade de São José do Norte RS. Esse evento teve como objetivo mostrar como que está sendo visto o esporte no momento na cidade, em especial o esporte amador. Estiveram presentes além do gecupom/futebol, também o presidente do partido na cidade, além do pré-candidato a prefeito do partido.
Diferentes representantes dos mais diversos tipos de esporte da cidade, como o surf, as corridas, a educação física escolar e o futebol, se fizeram presentes além de tomarem a palavra para nos mostrar como que vem passando suas modalidades neste momento. Conseguimos notar um total descaso com estes esportes, onde os seus representantes são verdadeiros guerreiros em buscar em outros locais, apoio para que consigam continuar com seus esportes preferidos na cidade. Assim aproveitaram a oportunidade para mostrarem seus pontos de vista para o professor Luiz Parise, que no momento exerce a função de assessoria esportiva do deputado Alexandre.
Depois de diversos bate-papos com a população, chegamos ao tema do futebol amador na cidade. Futebol esse que era conhecido em todo o estado do Rio Grande do Sul, por sua competitividade, organização, número de times e claro um sucesso entre a população, comprovado pelo alto número de pessoas que compareciam aos estádios. Porém de um tempo pra cá, esse campeonato foi deixando de ter tantos times quanto antes, além de segundo a população que estava presente, a falta de apoio dos órgãos administrativos da cidade, foi a principal causa dessa queda de participantes do campeonato local.
Assim o professor Luiz Parise apresentou ao povo e ao candidato a prefeito da cidade, a necessidade de se criar na prefeitura local uma secretaria municipal de esporte, para que assim possa cuidar diretamente dos esportes como um todo. Onde quem lá esteve conseguiu perceber a importância que a secretaria tem na administração do esporte local. Mostrando assim noções superficiais de administração, aspectos financeiros, fundos de incentivo ao esporte, esporte escolar, de lazer e rendimento, programas e projetos, leis e incentivos.
Após o professor Luiz Parise, os integrantes Fernando e Guilherme apresentaram a população uma pesquisa realizada por seus membros de título “O Futebol Amador de Florianópolis: Uma Aproximação Investigativa”. Onde foi apresentado a população, em especial ao candidato a prefeito e aos integrantes dos clubes amadores de futebol da cidade e daqueles que vivem o esporte em especial, um modelo de organização do futebol amador. Temos que aceitar que são duas realidades muito distintas, principalmente se tratando de questões estruturais e econômicas dos clubes e das ligas que organizam os campeonatos. Porém nosso principal objetivo foi o de mostrar um modelo de organização, que possa futuramente servir de inspiração para a cidade na organização dos campeonatos.
Concluindo, pensamos que esses tipos de evento são de grande valia para o nosso grupo, pois não estamos lidando apenas com pessoas com altos cargos dentro de uma sociedade, mais também este contato com o povo é primordial para a construção de uma sociedade melhor para todos, onde o esporte se faz necessário e é totalmente esquecido por alguns órgãos. Para encerrar uma frase que nos incentivou e foi aplaudida de pé pelos cidadãos de São José do Norte ao ser lida, “A cultura e a luta do povo ainda importam”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário