FUTEBOL AMADOR DE FLORIANÓPOLIS: uma aproximação investigativa

Elaborado por Fernando Henrique Blumentritt de Lemos e Paulo Capela (Orientador), membros do GECUMPOM/FUTEBOL.

O Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ontem, as 17h00min no Centro de Desportos da UFSC e que contou com a colaboração dos examinadores Júlio Couto e Cláudio Cherem, conta sobre as amarras sociais e culturais que o futebol amador da cidade de Florianópolis exerce sobre as comunidades. Buscou-se através de entrevistas com pessoas ligadas aos clubes e as comunidades investigadas, descrever sobre as histórias (origens, fatos marcantes, curiosidades) de 21 Clubes Associados a Liga Florianopolitana de Futebol, além de uma descrição das áreas físicas e estruturais destes clubes. Mas o eixo central da pesquisa se deu a partir da leitura das principais manifestações e atividades sociais comunitárias, esportivas e de práticas corporais realizadas nos clubes. Por fim, buscou-se compreender, quanto ao futebol de competição: quem eram os jogadores antigamente? quem são hoje? qual a relação da comunidade com os jogadores antes e hoje? e o que vem mudando na forma de existir o futebol nas comunidades?

Acreditamos que com este estudo, foi possível realizar um aprofundamento dos estudos da Universidade Federal com os reais problemas encontrados nas vidas das pessoas. O futebol amador de Florianópolis é apenas um dos diversos movimentos que estão seguindo por um caminho onde cada vez menos valoriza-se o que é socialmente e culturalmente construído pelo povo.

Vale a pena ler este Trabalho na íntegra, para que possamos compreender melhor estas e outras questões que são pensadas pelo GECUPOM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário