Parte 2


               Fernando Pessoa diria que está entranhada, em grande parte da humanidade, uma única cultura esportiva como se fosse absoluta, o que não é verdade!
                O esporte é uma construção humana que, se foi construída de determinada forma, pode ser desconstruída  e construída de outra forma. O esporte pode ser desconstruído em seus valores anti-vida e reconstruído sobre outras bases culturas e de valores.  
                A função maior dessa obra é estimular aos que trabalham, praticam, e promovem o  esporte, a pensarem que outro mundo esportivo é possível, um esporte com outros objetivos e outros valores. É preciso dizer que em muitos lugares do mundo o esporte já é assim, é preciso dizer que em muitos lugares do mundo o esporte já foi assim: teve outros valores e forma de ser praticado.
                O esporte possui uma história, antes de ser o que é hoje todos os esportes já foram: práticas populares, esporte amador, a mais bela expressão da superação humana sobre si mesmo. Hoje é um grande negócio que aliena e deteriora a vida dos trabalhadores.
                Finalizando, diria que, se Fernando pessoa estava correto ao dizer que cultura, primeiro a gente estranha, depois a gente entranha, espero, sinceramente, que em curto espaço de tempo, não se ache mais estranho falar sobre os efeito nocivos e anti-vida de certa práticas esportivas, que não se estranhe mais que tenham muitas pessoas honestas dirigindo  o esporte mundial, e, finalmente que não se ache estranho quando a forma de fazer esporte que defendemos mobilize tantas pessoas quanto mobiliza hoje os esportes tradicionais, que o mundo todo pare como é hoje, uns para assistir na televisão e a grande maioria para participar de Olimpíadas dos esportes transformados na ótica da fraternidade, solidariedade e verdadeira união dos povos, neste dia, que espero ainda estar vivo para ver, nos orgulharemos, todos nós autores e apoiadores deste livro por termos sido uma pequeninha parte deste processo, um processo de construção de um mundo melhor, mais justo, alegre,  com muita saúde (vida) para todos.  Muito obrigado!     



Nenhum comentário:

Postar um comentário