Departamento Técnico Científico: algumas concepções.


O futebol no Brasil percorre um longo caminho, que inicia mais precisamente no inicio do século passado até o futebol atual que todos nós conhecemos. Este cenário começa com o futebol praticado pela elite social do inicio do século, até o futebol disseminado e popularizado pelas classes sociais no País. O futebol transita do clube associativo ao futebol empresa, da lei do passe à lei Pelé, do futebol arte ao futebol de alto-rendimento, do torcedor da arquibancada ao consumidor do espetáculo, do futebol empírico ao futebol científico.
Estas mudanças estruturais e culturais do futebol neste cenário, exigiram dos clubes brasileiros uma re-adaptação as suas antigas formas de administrar e gerenciar o futebol, tornando-se agora parte de um processo de elevada exigência qualitativa, o que de uma certa forma, terá de expressar-se em resultados competitivos.
Vários clubes brasileiros “largaram” na frente nesta busca da excelência qualitativa do futebol, re-organizaram seus departamentos de futebol, traçaram projetos, qualificaram profissionais, montaram seus planejamentos estratégicos (até então conceito exclusivo da esfera empresarial), e investiram em ciência e tecnologia.
Dois clubes no cenário nacional podem ser considerados como referências para estas mudanças, um deles é o Clube Atlético Paranaense, campeão brasileiro em 2001, clube que investiu forte na construção de um Departamento Técnico Científico no clube, na época, coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Gomes. Outro clube brasileiro que investiu na criação deste departamento com uma concepção semelhante foi o Sport Club Internacional, sagrando-se campeão mundial em 2006, projeto iniciado alguns anos antes na coordenação do Prof. João Paulo Medina.
Atualmente vários clubes no cenário nacional, começaram este momento de transição, visto que, o Departamento Técnico Científico num clube de futebol, é um Departamento responsável pela cientificidade e pela relação multidisciplinar e interdisciplinar das diversas áreas de conhecimento que necessariamente devem compor atualmente uma equipe de trabalho no futebol profissional.
O que seria então um departamento Técnico Científico?  
- Departamento técnico científico, é o departamento dentro da estrutura do futebol responsável pela implantação da ciência e re-organização cultural no âmbito do planejamento global e no âmbito da qualificação desportiva.
- O Departamento Técnico Cientifico é um departamento que trabalha com projetos à curto, médio e a longo prazo, e com isto, deverá estar ligado a estrutura organizacional do clube para garantia de sua viabilidade, portanto, um departamento de confiança do clube, independente de resultados imediatos.
Quais seriam os objetivos deste Departamento?
Entre os mais variados objetivos, citamos alguns:
- Criação e estruturação de departamentos multidisciplinares dentro do clube (Depto. de fisiologia, Depto. de preparação física, Depto. de nutrição, Depto. médico, Depto. de psicologia, Depto. de assistência social, Depto. de Informática). Interligação com todos estes departamentos.
- Estruturação de áreas físicas do clube (manutenção e reforma das já existentes, e se necessário, criação de novas áreas).
- Criação e implantação de projetos de modernização do planejamento desportivo do clube (centro informatizado, planilhas de treinos, planilhas de controle, planilhas de avaliação, banco de dados e softwares).
- Intercambio com as Universidades locais, na busca de desenvolvimento científico para o clube.
- Construção de uma proposta metodológica de Planejamento Desportivo embasado numa concepção cientifica, de acordo com a filosofia desse departamento.
- Construção e planejamento do calendário desportivo em consonância com as áreas interdisciplinares do clube.
Para que este novo processo proposto possa se desenvolver adequadamente é indispensável que existam alguns pré-requisitos que viabilizem um trabalho desta natureza:
1)           Pré-disposição do clube na realização do projeto.
2)           Maior investimento financeiro, levado pela necessidade de uma estrutura maior, de uma qualificação tecnológica, e de investimento em profissionais qualificados.
3)           Tranqüilidade e paciência de não cair na falsa armadilha dos resultados imediatos
4)           Entendimento de um processo que sua sedimentação se dará a curto, médio e longo prazo.
Em nosso último clube, o Departamento Técnico científico na sua forma geral se expressou da seguinte maneira:
1)           Interlocução entre o departamento de fisiologia do clube, a comissão técnica, o departamento de nutrição e o departamento médico, através de reuniões periódicas, controles sistemáticos, trocas de informações e seminários de estudos.
2)           Criação do Grupo de Estudos Temáticos.
3)           Controle periódico de cada atleta e de seus treinamentos.
4)           Controle sistemático das atividades diárias desenvolvidas.
5)           Avaliação periódica do nível de performance dos atletas, através de testes e avaliações em consonância com o departamento de fisiologia e de preparação física.
6)           Controle nutricional de cada atleta em particular, de acordo com suas necessidades e objetivos a serem alcançados, em consonância com o departamento de nutrição.
7)           Interlocução periódica com o Departamento médico e fisioterapia e comissão técnica, objetivando atenção máxima aos atletas lesionados, observando seus limites e suas possibilidades de treinamento. 
8)           Construção de grupos especiais de treinamento.

Um comentário:

  1. Excelente artigo, o que não poderia esperar diferente em se tratando do Prof. Julio Couto e CIA. Se os Clubes pensassem o futebol desta forma, sem imediatismo, o futebol brasileiro sairia fortalecido. Fernando Lima.

    ResponderExcluir