Apresentação de TCC


Autor: Mateus Gaio Teixeira
Orientador: Paulo Ricardo do Canto Capela
Co-orientador: Lucas Barreto Klein

Apresentação: 29/06 às 08h00min. Auditório do Centro de Desportos/UFSC

REFLEXÕES TEÓRICAS PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLINHAS DE INICIAÇÃO ESPORTIVA/FUTEBOL

Para abordar e refletir sobre os temas “resgate histórico do futebol e sua importância para o cenário nacional”, “reflexões acerca das escolinhas de iniciação ao futebol” e apresentar uma discussão do “jogo jogado” e “crianças no cenário esportivo”, essa pesquisa se discorreu por uma análise qualitativa dos dados, com o enfoque de apresentar e interpretar os conteúdos relacionados ao tema proposto. O objetivo buscava apresentar uma reflexão teórica para as práticas pedagógicas em escolinhas de iniciação esportiva/futebol que atendessem ao público infantil
De acordo com as referências utilizadas neste trabalho, quando direcionadas ao público infantil, as práticas corporais devem ser orientadas a partir de uma ótica recreativo-lúdica, onde o movimento humano deva ser expresso por meio de jogos e brincadeiras da cultura infantil. Para contribuir verdadeiramente a favor da transformação da sociedade, é necessária essa superação de etapas, devendo ser combatido o imediatismo.
Diferentemente das atuais compreensões do tema, há, em grande escala, escolas de iniciação ao esporte que atendem crianças cada vez mais cedo. Essas, inúmeras vezes, acabam atuando por meio de práticas especializadas, sem levar em consideração o mundo vivido pelas crianças.
Inserido na problemática proposta acima, o futebol, modalidade mais praticada e procurada nas escolinhas de iniciação esportiva, vem sofrendo constantes transformações, atualmente, não somente dentro de campo, onde se percebe diferenças técnicas, táticas e físicas, como também fora dele.
Cada vez mais intrínseco em nosso cotidiano e não se restringindo apenas ao processo de ensino das técnicas, é de suma importância criar uma conscientização a respeito da necessidade de educação esportiva/futebol que busque a formação integral de indivíduos, capacitando-os para situações dentro e fora de campo.

Palavras Chave: Escolinhas de Iniciação Esportiva, Futebol, Criança, Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário