O GECUPOM NA SEMANA ACADÊMICA - UFSC

Na XIII Semana de Educação Física da UFSC, que acontecerá entre 6 e 10 de junho de 2011, o GECUPOM/FUTEBOL estará presente em alguns importantes momentos:


MINICURSOS (07/06/11):

Título: A formação do árbitro de futebol para atuar no campo das emoções
Ministrantes: Marco Antônio Martins Lopes
Descrição: O minicurso tem como objetivo propiciar reflexões sobre aspectos inerentes ao árbitro de futebol. Dando ênfase na sua formação inicial e preparação para exercer sua função dentro do campo de jogo. Assim, desmistifica-se o fardo deste profissional tão importante em nossa cultura e os conceitos prontos determinados por olhares críticos.
A metodologia será referente a uma explanação sobre os seguintes tópicos: História do futebol; Surgimento do árbitro; Função/Deveres; Aspectos técnicos: Regras do jogo; Aspectos táticos; Aspectos psicológicos; Aspectos físicos; Temas relacionados; Curiosidades. Após a abordagem do último assunto será aplicada uma aula prática sobre a construção de três pilares: Técnico, físico e psicológico. Desta forma, os participantes irão desenvolver as formas do pensar, refletir e do agir de um Árbitro de futebol, se inserindo de fato num contexto impróprio do “errar humano”.
Área de concentração: Esporte, Cultura e Sociedade
Carga-horária: 4h
Período: Manhã
Número de vagas: 5 (mínimo); 15 (máximo)
Local: Sala 70 (Piscina do CDS) e Ginásio 1

Título: Teoria e prática de ensino, aprendizagem e treinamento no futebol e futsal
Ministrantes: Lucas Barreto Klein, Júlio César Couto de Souza
Descrição: Proporcionar aos participantes, noções de teoria e prática, de diferentes processos pedagógicos de ensino, aprendizagem e treinamento de futebol e futsal. Os conteúdos temáticos serão: introdução a pedagogia dos esportes; as atuais tendências pedagógicas de ensino dos jogos coletivos (futebol e futsal); a prática de unidades temáticas/funcionais por meio de pequenos e grandes jogos. O curso será ministrado a partir de abordagens teórico/práticas, leitura de textos, dinâmicas de grupo e avaliação coletiva do processo.
Área de concentração: Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física
Carga-horária: 4h
Período: Tarde
Número de vagas: 10 (mínimo); 25 (máximo)
Local: Sala 71 (Piscina CDS) e Ginásio 3

APRESENTAÇÃO ORAL (10/06/11):
- EM TEMPOS DE COPA DO MUNDO: APARTHEID E FUTEBOL COMO CONTEÚDOS TEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
- O FUTEBOL AMADOR DE FLORIANÓPOLIS: UMA APROXIMAÇÃO INVESTIGATIVA

APRESENTAÇÃO DE PÔSTER (10/06/11):
- FUTSAL: REFLEXÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO EM CATEGORIAS DE BASE

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ATRAVÉS DE UMA PRÁXIS, SENDO ESTA ORIENTADA PELOS 5 SENTIDOS.

Para mais informações acesse: http://xiisemanadeeducacaofisica.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário