Passando o ano a limpo!!


Estamos encerrando mais um ano de muito trabalho e estudo. O GECUPOM está entrando em férias, mas nosso blog continua. Durante todo o ano, tivemos diversas atividades que fizeram o tema futebol ser um tema de diversos debates e interlocuções em nosso espaço acadêmico. Entre as diversas atividades que desenvolvemos, destacamos:
1)      Visita ao Observatório de Políticas Públicas de Educação Física, Esporte e Lazer da UNICAMP, cumprindo a seguinte pauta: a) Reunião com o Prof. Dr. Lino Castellani Filho e o Prof. Doutorando Wilson Lino da UFG (Universidade Federal de Goiânia), quando foram tratados os termos da minuta de cooperação técnica-científica ser estabelecida entre o Vitral Latino Americano de Educação Física Esportes e Saúde,   GECUPOM/Futebol e o Observatório de Políticas Públicas da Unicamp, e b) reunião com o Prof. Lino Castellani onde foram estabelecidas as ações do Vitral, do Gecupom e do Observatório para consolidação de uma rede de trocas e inserções de seus membros com o Brasil e América Latina.
2)      Reunião com o Prof. João Paulo Medina (Coordenador do sitio Universidade do Futebol) com o objetivo de estabelecer ações em comum para tratar, de forma especifica, as políticas de ciência e cultura do futebol brasileiro, e também acordar ações conjuntas para tratar os mega-eventos no Brasil: Copa do Mundo 2014, e Olimpíadas 2016.
3)      Criação deste blog como local de socialização de conhecimentos, informações de nossas atividades e trabalhos produzidos.
4)      Realização do “Painel”: “Copa o Mundo e Democratização do Esporte” com os Prof. Lino Castellani (UNICAMP) e Nilson Ouriques (UNIOESTE), onde foram abordados os dilemas para a democratização das práticas do esporte.
5)      Produção de Audiovisual temático: Por ocasião da XI Semana da Educação Física da UFSC, o Prof. João Paulo Medina gentilmente nos cedeu uma entrevista em que foi exposto informalmente, as relações estabelecidas entre Educação Física, Futebol, Gestão Desportiva e Copa do Mundo. Este material encontra-se disponível aqui neste blog. 
6)      Realização de viagem de Intercâmbio: No período de 20 de agosto a 07 de setembro, o Prof. Paulo Capela, um dos coordenadores do GECUPOM, viajou por alguns países da América Latina (Cuba, Venezuela, Equador e Argentina) para divulgar as atividades deste grupo, e construir parcerias acadêmicas/cientificas com estas instituições (Vide matéria neste blog).
7)      Realização de palestra aos profissionais das Categorias de Base do Figueirense Futebol Clube, atendendo ao convite do coordenador da base Carlos Homrich, quando foi abordado a seguinte temática: “Elementos estruturais para o gerenciamento técnico científico de Categorias de Base em clubes de futebol”.
8)      Realização das Oficinas de futebol: Foram realizadas no dia 21 de Outubro no auditório do CDS/UFSC, cujo tema articulador foi “A questão da interdisciplinariedade nas dimensões do futebol profissional”.
9)      Orientação, defesa e banca de trabalhos acadêmicos (TCC) defendidos no final deste semestre/2010, entre eles a defesa de um dos integrantes de nosso grupo o acadêmico Lucas Klein.
10)  Participação dos membros do GECUPOM em Oficina de Produção Audiovisuais, coordenada pelo Laboratório de Mídia da UFSC (Labomídia).
11)  Assessoria de nossos acadêmicos às equipes participantes na SC CUP/ 2010, categoria Sub -16.
12)  Apresentação de trabalhos científicos pelos acadêmicos Lucas Klein e Marco A. Lopes, no Simpósio - “Futebol: Espetáculo e Corporalidade” promovido pelo Núcleo de Antropologia Audiovisual e estudos de Imagem da UFSC.
Boas Férias à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário