GECUPOM e SC CUP

As vésperas de iniciar uma das competições de futebol sub-16 mais importantes do país (SC CUP), o Gecupom vem organizando os acadêmicos de seu grupo de pesquisa para intervirem com a qualidade necessária nas suas atribuições. Sendo um grupo de pesquisa em futebol, não estaremos participando da competição apenas como "guias" das equipes. Nossos alunos estarão desenvolvendo uma pesquisa no evento envolvendo os clubes participantes.Para isto, formalizamos um documento junto a Organização do evento, explicitando as dimensões de nossa intervenção. Segue alguns pontos importantes deste documento:

" Nosso grupo de estudos é o único entre todos os cursos de Educação Física das Universidades Federais de nosso país a estudar o futebol culturalmente jogado no Brasil em diálogo com o pensamento mundial desse esporte, estando vinculado ao IELA – Instituto de Estudos Latino Americano e ao Núcleo de Pesquisa do CNPQ/UFSC intitulado Vitral Latino-Americano de Educação Física Esportes e Saúde, portanto, é um Grupo de estudos e pesquisa significativo de nossa universidade no qual, acadêmicos dos cursos de Educação Física e do Jornalismo da UFSC estudam e realizam pesquisas

1)    Os acadêmicos assumirão responsabilidades por recepcionar as delegação e garantir que cada delegação chegue e retorne com a devida tranqüilidade e nos horários estabelecidos aos locais de competição e hospedagem; 
2)  Os acadêmicos foram orientados a ter atitudes e condutas compatíveis com o ambiente esportivo e universitário ao recepcionar, informar, dialogar e conviver com as delegações; 
3)  Deverão ser bons anfitriões das delegações visitantes, destacando  a eles a cultura popular local (a cidade e o futebol de Florianópolis em números,  as características da cultura “nativa”  músicos locais, pontos turísticos próprios, arte açoriana, enfim, o que é ser florianopolitano (gente simples), além de outros eixos próprios dos serviços que devem saber informar (farmácia, locais de refeições rápidas, emergências médicas e hospitalares, etc..).

Acordamos ainda que concomitante aos serviços de recepção também realizaremos uma investigação para obter dados das equipes, cujo objetivo é: caracterizar os elementos significativos da organização, cultura e de elementos técnico das categorias de base das equipes.   
Quanto à pesquisa estaremos nos dedicando a obter dados do período de competição destas equipes: rotinas diárias de cada equipe, fatos significativos do seu dia-a-dia de competição: momentos no hotel, as refeições, o momento pré e pós-competição, vestiários, palestras,  e a própria competição. Cada acadêmico terá seu diário de campo e um roteiro de questões semi-estruturadas para orientar os diálogos, conforme iremos determinar em reunião em que participará os coordenadores do GECUPOM e o líder do Vitral Latino-Americano professor Dr. Edgard Matiello Júnior.
Pretendemos que os acadêmicos se experimentem a realizar pesquisa e a desenvolver a atenção para alguns focos importantes sobre a vida própria de agentes envolvidos em categorias de base do Brasil (técnico, coordenador, preparador físico, atletas, etc) e também em momentos importantes de um período de competição.  
Os acadêmicos foram instrumentalizados para procederem sempre de forma oportuna e ética ao realizarem as atividades de investigação."    

                         Prof. MS. Paulo Capela    e     Prof. Ms. Julio Couto
                                               Coordenadores do GECUPOM/Futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário