GECUPOM no 1º curso de treinadores de Santa Catarina

    Nos dias 11, 12 e 13 do mês de dezembro foi realizado na cidade São José o 1º curso de treinadores de futebol de Santa Catarina, organizado pelo SINTREPFESC- sindicato de treinadores profissionais de futebol do estado de Santa Catarina. Com o objetivo de debater as diferentes áreas de trabalho referente ao futebol como medicina aplicada ao futebol, fisioterapia, arbitragem, preparação física, metodologias de treinamento entre outros, foram convidados para as atividades teóricas e praticas os melhores profissionais do país. 

     O GECUPON futebol esteve presente nos três dias de curso e aqui iremos destacar os pontos mais marcantes do evento.

    Na noite de abertura os técnicos Alfredo Sampaio e Zé Mário apresentaram a FBTF- federação brasileira de treinadores de futebol, onde foram apontados qual a finalidade e objetivos da federação que é a profissionalização da carreira de treinador de futebol e a importância da organização da categoria através dos sindicatos de cada estado. Em seguida duas excepcionais palestras com os treinadores Hélio dos Anjos e Paulo Autuori, em que o primeiro apresentou como tema a formação do treinador de futebol no Brasil, destacando sobre a preparação para ser treinador com pontos negativos e positivos sobre o treinador ex- atleta e o não atleta, comparações e reflexões sobre a busca por capacitação e a fragilidade em encontrar essas capacitações no país, além da relação de interdisciplinaridade com os outros setores do futebol que deve acontecer, mas que ainda não é realidade em muitos clubes. Paulo Autuori ministrou a palestra com o tema “Futebol de alta performance” realizando reflexões interessantes sobre a parte social no futebol e apresentando aspectos da periodização tática e dos porquês de sua não funcionalidade aqui no Brasil.    

  
    No dia seguinte destacamos as atividades práticas realizadas no campo do BAC com a comissão técnica do Joinville Esporte Clube, a apresentação de Hemerson Maria a prática mais aguardada supriu as expectativas comandando um treino técnico-tático com atletas sub-17. Salientou o treino integrado como sua metodologia de treinamento desenvolvendo atividades dinâmicas e baseadas em cima do modelo de jogo da equipe.

  No dia de encerramento das atividades ficaram marcado as interessantíssimas apresentações da rotina e da importância dos fisioterapeutas, assistentes sociais, médicos, psicólogos nos clubes de futebol, demonstrando cada vez mais a importância de haver interação entre todas as áreas.   Para finalizar este dia faltava ainda uma das palestras mais aguardadas pelos presentes, a de Alexandre Galo coordenador das categorias de base da CBF que tinha como tema “as categorias de base no Brasil”, simplesmente uma decepção. E por quê? O tema mais importante da atualidade do futebol brasileiro tratado com irresponsabilidade e demonstrando interesse somente para seleção brasileira, uma lastima pros ouvidos de quem presente estava.  

    Finalizamos destacando que as atividades teóricas e práticas realizadas durante todo o período de curso traz importantíssimas reflexões positivas e negativas para todos que atuam na área do futebol, tanto no profissional, amador, escolinhas e estudantes. Muitos profissionais esperavam por muito tempo por isso, nosso estado conversa muito pouco sobre futebol, os interessados tem que viajar para outras regiões para poder participar de eventos come este.  Deixamos ainda a dica de que nos próximos eventos a organização buscasse profissionais atuando em outras regiões do país e não apenas os que  já trabalharam e os que atuam em Santa Catarina, o objetivo tem que ser sempre o de integrar, conhecer, trocar...  Foi uma iniciativa interessante!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário