O Futebol de Base e o Papel do Treinador - Universidade do Futenol

Como o próprio título já diz, o texto abaixo fala um pouco do papel do treinador nas categorias de base. 

Bem interessante para quem gosta desse assunto e tem interesse em trabalhar com o mesmo.

O futebol de base e o papel do treinador
Por Gustavo D'Avila
O treinador precisa passar a adotar uma abordagem humanista em suas orientações que permitam facilitar o processo de estabelecimento de metas
23/01/2014

Amigo leitor em um período em meio a competições do futebol em suas divisões de base no Brasil e no exterior, como por exemplo a Copa São Paulo de Futebol Junior e a Al Kass Cup, sempre desejamos que os clubes tenham um ótimo desempenho mas nunca nos perguntamos como isso pode ser promovido, certo?
Quanto aos clubes, que possuem as mesmas expectativas aqui comentadas cabe a reflexão: reconhecemos que o futuro do futebol brasileiro começa naquilo que é feito na base hoje?
Então, para respondermos as questão acima sobre como promover o melhor desenvolvimento dos atletas na base temos que obrigatoriamente dar impotência ao papel do treinador na divisão de base devido a este ter um papel muito importante na promoção do adequado desenvolvimento da performance dos atletas sob seu comando.
Podemos começar esta reflexão compartilhando uma proposta denominada de “Modelo do treinador” para estes profissionais da base, conforme modelo teórico desenvolvido por Côté, Salmela, Trudel, Baria & Russel (1995) representado na figura abaixo.
Modelo do treinador. Fonte: Côté, Salmela, Trudel, Baria & Russel, 1995

Devemos compreender que a estrutura do modelo mental do treinador remete a uma ordenação dos fatores envolvidos em sua principal função, que é possibilitar o máximo desenvolvimento esportivo e pessoal do atletas. Desta forma, esse modelo abrange três componentes centrais: organização, treinamento e competição e três componentes periféricos: características pessoais dos atletas, características pessoais dos treinadores e fatores contextuais.
Aqui irei explorar apenas os componentes centrais, assim podemos considerar que a organização trata do estabelecimento das melhores condições para a execução dos treinamentos; o treinamento trata da utilização do conhecimento dos treinadores no ensino de habilidades técnicas, táticas, mentais e na preparação física dos atletas; a competição relata como os treinadores utilizam seus conhecimentos a fim de contribuírem com os atletas a obterem desempenhos máximos durante os jogos competitivos.
Ao considerarmos apenas estes componentes centrais já começamos a perceber a necessidade deste treinador desenvolver suas habilidades e competências como um líder coach, pois o desafio de estabelecer uma relação “treinador x aprendiz” é muito grande. O treinador precisa passar a adotar de maneira consciente uma abordagem humanista em suas orientações que permitam considerar as características pessoais dos atletas e facilitar o processo de estabelecimento de metas.
Adicionalmente, a atuação como líder como coach dá importância adequada ao fornecimento de feedback técnico e emocional para seus atletas e a capacidade de superar restrições de motivação, sendo estes fatores por exemplo alguns dos que terão importância destacada para se conseguir altos níveis de desempenho.
Como dica para os treinadores, apresento os alguns aspectos do relacionamento que envolvem Líder e Liderado baseando em Coaching, extraído do livro Leader Coach de José Roberto Marques:
• O Leader Coach tem as perguntas e o liderado as respostas;
• O Leader Coach encoraja o liderado a descobrir soluções ao invés de impô-las;
• O liderado é responsável pelo resultado, o Leader Coach serve ao liderado em busca dos objetivos.
Assim amigo leitor, penso que cabem aos clubes estarem sempre atentos ao desenvolvimento de seus atletas na base e uma forma de alavancar os resultados é promover formação adequada aos profissionais de base em habilidades e competências de Leader Coach para que estes possam agrega-las ao seu já elevado conhecimento técnico e tático do futebol. Você concorda?

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