Reflexões sobre o mundial de futsal

Vendo o jogo ontem aqui entre Espanha x Iran, fiquei pensando como o brasileiro se "derrete" com as virtudes alheias e esquece dos seus próprios valores....o chamado complexo de vira-latas (de Nelson Rodrigues), característica nossa, bem nossa.
Vejo hoje nas redes sociais muita gente cantando em prosa e verso, a forma de atacar espanhola. Antes de mais nada, quero dizer que vejo muitas qualidades na equipe espanhola, e que o adversário evoluiu muito da era Lozango para cá.
O chamado quatro em linha ou 4-0, criado pelo brasileiro Zego e seguido pelos espanhóis, é uma forma de atacar que precisa sempre contar com a ingenuidade adversária. Se sigo sempre meu homem, claro serei um convidado a "esta valsa". Agora, se troco a marcação, a coisa pode complicar.
O 4-0 está concebido para contar com a marcação seguindo o tempo todo o ataque. Agora, imaginem o seguinte: Estou marcando, o meu toca e eu vou "pegar " o que recebeu - corro atras da bola e não do homem. Pronto, fecho passe por dentro da defesa e dificulto o passe longo, características deste padrão.
Como a maioria de nós todos copia e não raciocina o que esta copiando, podemos ver que "a última maravilha do mundo" não é assim esta brastemp.

Claro que não é só ataque que vence jogo, defesa vence, bola parada vence, atleta que conhece o jogo (bagagem cognitiva) vence, estrutura fora da quadra vence, CT qualificado vence, preparação emocional vence e estas qualidades nossos grandes adversários, neste mundial, tem de sobra. Pense nisso.

Em tempo: nosso maior adversário agora tem um goleiro "normal" como todos os outros. Desde que "A Parede" Luis Amado se aposentou o futsal não é mais o mesmo. Antes nós, os adversários jogavamos, jogavamos e não faziamos o gol. Luis Amado realizava todos os milagres que a Espanha precisava e ficava sempre "viva" no jogo. Agora, qualquer um dos 3 que está aqui para jogar, vai sentir o peso de substituir "a parede". Ontem Juanjo acertou e falhou como qualquer grande goleiro. 

Aumentaram nossas chances e a de todos...quem viver vera.

Fernando Ferreti, Treinador de futsal

Nenhum comentário:

Postar um comentário