Resumo de projeto (tcc)



TRAÇOS DE LIDERANÇA DO TREINADOR DE FUTSAL: NA PERSPECTIVA DOS ATLETAS

Essa pesquisa surge do meu interesse ainda antes de ingressar no curso de Educação Física (Licenciatura) da UFSC. Ao longo do curso de Educação Física esse interesse pelos esportes coletivos, em especial o futsal, foi aumentando o meu grau de curiosidade e asseio pelo esporte que me transformava e ao mesmo tempo qualificava-me.
Certo momento do curso em que preciso definir-me por um tema de estudo e pesquisa para realizar meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), agora, com mais propriedade por se tratar que estou a quase 4 anos na Universidade e vivenciando esses temas diariamente.
Passo a me interessar pelo significado do “Par dialético”, abertura democrática e posicionamento autoritário no ensino dos esportes, o tema vai formando várias direções no processo de sua delimitação/construção.
Emergem muitas possibilidades para abordar o tema, muitos questionamentos e descobertas, percebo que por sua natureza histórica, o esporte é um ambiente extremamente autoritário, se comparado as estruturas democráticas já conquistadas nas sociedades modernas e também na sociedade brasileira.
Em meus estudos e diálogos com o meu orientador professor Paulo Capela, juntamente com meu co-orietador mestrando Lucas Klein, percebemos e constatamos que os atletas não participam, por exemplo, dos processos eletivos para as instancias administrativas do esporte (confederação, federação); não participam dos processos de escolhas de atletas para as seleções nacionais; não são consultados na troca de técnicos, dirigentes; ou na incorporação de novos atletas nos times/equipes, enfim não possuem espaço para exercitar a ação democrática de fazer as escolhas. Porém muitas das vezes apenas podem escolher exercer a democracia quando se encontra em quadra, em frente a situações do jogo.
Sendo assim, essa pesquisa propõe-se a identificar quais os traços de abertura e fechamento democrático, possibilitados a um grupo de atletas de futsal da cidade de Florianópolis, a partir do ponto de vista dos atletas?
Minha pesquisa está estruturada a partir de 3 capítulos, no capitulo I faço uma revisão quanto a historia do futsal, função do treinador, liderança nos esportes apontando traços de condutas democráticas abertas e fechadas na educação (treino esportivo). Utilizo-me de referencias da educação, da pedagogia do treino esportivo, da democracia corintiana e de obras de três treinadores renomados, dois brasileiros Bernardo Rezende (Bernardinho) do vôlei, Luiz Felipe Scolari (Felipão) do futebol, e o português José Mourinho do futebol.
No capítulo II identifico que minha pesquisa é do tipo exploratório, com ênfase nos métodos quantitativos obtidos por meio de questionário, e qualitativos por meio de observações, relatos, e estudos feitos sobre o assunto.
Utilizei-me para a obtenção dos dados do questionário da ELRE (Escala de liderança revisada para o esporte, versão percepção dos atletas), traduzida para o português por Samulski, Lopes e Costa (2006), esse questionário possui 60 questões onde utilizarei apenas 20 questões desse consagrado protocolo para minha pesquisa. Utilizei-me desse questionário, de diálogos realizados com os atletas, e da revisão bibliográfica, sobre o tema para tecer reflexões e novos desafios de pesquisa sobre o assunto.
E o capítulo III, com posse desses estudos e com os dados obtidos pelo questionário, farei uma conclusão por meio da experiência de campo, analisando os traços de liderança dos treinadores de futsal de Florianópolis, apontando sugestões de novos temas de estudos e pesquisa sobre o tema da abertura e fechamento democrático no ensino dos esportes.
 

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