Palestra: "Gestão e Empreendedorismo"

A disciplina de Gestão, do curso de Educação Física da UFSC promoveu na última semana o 3º ATIVA UFSC com uma programação de 4 dias para tratar o tema “Empreendedorismo e Gestão”, tema oportuno para ser refletido na formação dos acadêmicos de inúmeros cursos das Universidades brasileiras.
Este é um tema que precisa ser entendido a luz de um projeto de sociedade sob pena de ao contrário de esclarecer os acadêmicos, aliená-los apenas aos interesses mercadológicos capitalistas.
Neste sentido, dia 9 (quarta feira) foi proporcionado o diálogo de como o tema da gestão e empreendedorismo vem sendo tratada no comando do futebol e nas políticas de Esporte e Lazer do Estado de Santa Catarina.

Fábio Gomes, vice-presidente do Novo Hamburgo e parceiro do projeto “Jogo Aberto” iniciou o painel. Em sua exposição ele apresentou os dilemas gerenciais a serem enfrentados no cotidiano de um clube de futebol, a fim de promover uma gestão moderna, dinâmica e eficiente.

                                                                                                                                                                

Em prosseguimento, o professor Luiz Parise, assessor do deputado Alexandre Lindenmeyer, expôs o histórico das transformações nas funções das comissões técnico científicas do futebol, destacando os novos cargos; os perfis dos novos profissionais e a exigência da atitude para o futebol interdisciplinar como condição fundamental para o sucesso no futebol.


Encerrando o painel, o professor da UNOESC Nilso Ouriques, mostrou que o empreendedorismo não pode ser pensado fora das conjunturas reais das sociedades, mostrando que o empreendedorismo no mundo esportivo vale-se de verbas privadas e públicas, e que 80% das verbas são públicas, em seguia, Nilso passou a analisar a matriz de financiamento público do esporte em Santa Catarina.

O GECUPOM/FUTEBOL destacou em avaliação do evento a importância deste modelo de atividade para os acadêmicos e, principalmente destacar a presença de jovens, crianças e lideranças públicas nesse modelo de evento universitário que traz ao CDS sua importância sócio-comunitária-popular.



Um comentário:

  1. O alcance do sucesso esta exatamente na dinamica do exercicio do conhecimento compartilhado, em especial , por pessoas inteligentes e capazes de fazer a diferença. Parabens aos mentores deste evento, de fato todos fomos vitoriosos em poder compartilhar o experimento das diversas matises do "saber".

    ResponderExcluir