Audiência pública homenageia personalidades do futebol

Durante a audiência pública O Futebol do Interior Gaúcho em Debate, que ocorreu no dia 24 de agosto na Assembléia Legislativa do Estado, o deputado Alexandre Lindenmeyer homenageou representantes dos diferentes segmentos ligados ao futebol com a medalha da 53ª Legislatura. Assim, o presidente do Cerâmica Atlético Clube Décio Becker recebeu a medalha do deputado Daniel Bordignon (PT); Gilson de Souza Lobo (filho do ex-treinador Galego, em memória) recebeu a medalha do representante da Casa Civil, Bruno Scheidemandel; o ex-árbitro e presidente do Comitê da Copa do Mundo Carlos Simon recebeu a medalha do deputado Valdeci Oliveira (PT); o ex-jogador Nico recebeu a medalha do professor Paulo Capela; e o jornalista Ernani Campelo recebeu a medalha do também jornalista Eduardo Buchholz.

Confira um breve histórico de cada homenageado:

Antônio Azambuja Nunes, o Nico, foi o símbolo maior do F.B.C. Rio-Grandense e um dos maiores expoentes do futebol do Estado. Em 1967, foi o principal artilheiro do Campeonato Gaúcho, competindo com jogadores como Claudiomiro, Ênio Souza e Sapiranga. Nico, o Bombardeador, tem 70 anos e anotou cerca de mil gols em sua carreira. Outra façanha do artilheiro: não errou sequer um dos mais de 200 pênaltis batidos. Ao homenagear Nico, homenageia-se a todos os atletas de futebol do Rio Grande do Sul.

Carlos Eugênio Simon é considerado um dos maiores árbitros brasileiros de todos os tempos. Participou dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2000, das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2002, 2006 e 2010, e ainda de inúmeros jogos importantes por Copa Libertadores da América, campeonatos brasileiros, Recopa e campeonatos regionais. Carlos Simon é gaúcho e, ao homenageá-lo, homenageia-se a toda a categoria de árbitros do Rio Grande do Sul. 

Paulo de Souza Lobo, o Galego, foi um dos grandes treinadores de futebol do RS. Comandou equipes como Brasil de Pelotas, Pelotas, Farroupilha, São Paulo/RG e Rio-Grandense. Ao preferir estar próximo à família, acabou rejeitando propostas de outros clubes fora da região Sul. Faleceu em 1996, com o reconhecimento de grandes trabalhos prestados ao futebol gaúcho. Ao homenagear Galego, através de seus familiares, homenageia-se a todos os treinadores do Rio Grande do Sul.

Décio Becker é empresário em Gravataí e presidente do Cerâmica Atlético Clube, uma entidade que vem desenvolvendo um sistema de administração avançado, com ótimos resultados. Originário do futebol amador, o Cerâmica realiza um trabalho forte com categorias de base e com a comunidade de Gravataí. Em apenas quatro anos, chegou à primeira divisão do Campeonato Gaúcho e à serie “D” do Campeonato Nacional. Ao homenagear Décio Becker, homenageia-se a todos os dirigentes que têm contribuído com o futebol gaúcho.


Ernani Campelo é jornalista esportivo desde 1989. Formado na Unisul, trabalhou nas rádios Pampa e Bandeirantes, em Porto Alegre, e Eldorado e Difusora, em Criciúma, além dos jornais O Estado e Jornal da Manhã, ambos também desta cidade. Desde 2000, está no Sistema Guaíba/Correio do Povo. Campelo tem profundo conhecimento e ligação com o futebol do interior. Ao homenageá-lo, homenageia-se a todos os jornalistas esportivos do Estado.

O evento contou com a presença do coordenador do GECUPOM, Prof. Ms. Paulo Capela

Nenhum comentário:

Postar um comentário