OS SENTIDOS DA (na) EDUCAÇÃO DO (no) CORPO

Neste presente trabalho serão expostas experiências para conduzir uma reflexão, tendo como o eixo norteador as vivências infantis e suas relações com o mundo que as rodeiam, através de relatos coletados no ano de 2010, ao ministrar aulas para crianças entre 7 e 8 anos, mais especificamente da turma de 2º ano do ensino fundamental da E.B.M. Padre João Alfredo Rohr, em Florianópolis/SC. Assim surgiu uma proposta de aulas de Educação Física Escolar, tendo estas como tema principal os cinco sentidos dos seres humanos, tratados como responsáveis por serem os canais de comunicação do indivíduo com seu meio externo, extremamente necessários de serem exaltados no processo de ensino, para a formação de alunos “autônomos através do pensar” (sujeitos críticos). Buscou demonstrar que a Educação Física pode e deve contribuir para uma formação mais integral dos educandos, e porque não dizer dos educadores igualmente, superando a ideologia sobre esta disciplina, que a trata apenas como um momento livre na rotina escolar. Desta maneira, para que seja possível entender melhor o processo de formação no qual se está interferindo, é feito um estudo sobre alguns fatores que tendem a influenciar a Educação Escolar, como a colocação do corpo neste meio e suas restrições através de uma Educação Tradicional. As relações humanas entre seus semelhantes e o significado moderno dado ao tempo e a não sensibilidade para a vida norteiam a reflexão.

Palavras chave: Educação Escolar, Educação Física, Cinco sentidos.

Este é o resumo do Trabalho de Conclusão de Curso de Luiz Francisco Sant`Ana Maggi, membro do GECUPOM/FUTEBOL

Sua apresentação acontecerá na quarta feira (06/07) as 9h30min no auditório do CDS-UFSC

Parabéns pela conquista!

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