TRAÇOS
DE LIDERANÇA DO TREINADOR DE FUTSAL: NA PERSPECTIVA DOS ATLETAS
Essa
pesquisa surge do meu interesse ainda antes de ingressar no curso de Educação
Física (Licenciatura) da UFSC. Ao longo do curso de Educação Física esse
interesse pelos esportes coletivos, em especial o futsal, foi aumentando o meu
grau de curiosidade e asseio pelo esporte que me transformava e ao mesmo tempo
qualificava-me.
Certo
momento do curso em que preciso definir-me por um tema de estudo e pesquisa
para realizar meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), agora, com mais
propriedade por se tratar que estou a quase 4 anos na Universidade e
vivenciando esses temas diariamente.
Passo
a me interessar pelo significado do “Par dialético”, abertura democrática e
posicionamento autoritário no ensino dos esportes, o tema vai formando várias
direções no processo de sua delimitação/construção.
Emergem
muitas possibilidades para abordar o tema, muitos questionamentos e
descobertas, percebo que por sua natureza histórica, o esporte é um ambiente
extremamente autoritário, se comparado as estruturas democráticas já
conquistadas nas sociedades modernas e também na sociedade brasileira.
Em
meus estudos e diálogos com o meu orientador professor Paulo Capela, juntamente
com meu co-orietador mestrando Lucas Klein, percebemos e constatamos que os
atletas não participam, por exemplo, dos processos eletivos para as instancias
administrativas do esporte (confederação, federação); não participam dos
processos de escolhas de atletas para as seleções nacionais; não são
consultados na troca de técnicos, dirigentes; ou na incorporação de novos
atletas nos times/equipes, enfim não possuem espaço para exercitar a ação
democrática de fazer as escolhas. Porém muitas das vezes apenas podem escolher
exercer a democracia quando se encontra em quadra, em frente a situações do
jogo.
Sendo
assim, essa pesquisa propõe-se a identificar quais os traços de abertura e
fechamento democrático, possibilitados a um grupo de atletas de futsal da
cidade de Florianópolis, a partir do ponto de vista dos atletas?
Minha
pesquisa está estruturada a partir de 3 capítulos, no capitulo I faço uma
revisão quanto a historia do futsal, função do treinador, liderança nos
esportes apontando traços de condutas democráticas abertas e fechadas na educação
(treino esportivo). Utilizo-me de referencias da educação, da pedagogia do
treino esportivo, da democracia corintiana e de obras de três treinadores
renomados, dois brasileiros Bernardo Rezende (Bernardinho) do vôlei, Luiz
Felipe Scolari (Felipão) do futebol, e o português José Mourinho do futebol.
No
capítulo II identifico que minha pesquisa é do tipo exploratório, com ênfase
nos métodos quantitativos obtidos por meio de questionário, e qualitativos por
meio de observações, relatos, e estudos feitos sobre o assunto.
Utilizei-me
para a obtenção dos dados do questionário da ELRE (Escala de liderança revisada
para o esporte, versão percepção dos atletas), traduzida para o português por
Samulski, Lopes e Costa (2006), esse questionário possui 60 questões onde
utilizarei apenas 20 questões desse consagrado protocolo para minha pesquisa.
Utilizei-me desse questionário, de diálogos realizados com os atletas, e da
revisão bibliográfica, sobre o tema para tecer reflexões e novos desafios de
pesquisa sobre o assunto.
E
o capítulo III, com posse desses estudos e com os dados obtidos pelo
questionário, farei uma conclusão por meio da experiência de campo, analisando
os traços de liderança dos treinadores de futsal de Florianópolis, apontando
sugestões de novos temas de estudos e pesquisa sobre o tema da abertura e
fechamento democrático no ensino dos esportes.
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