Reflexões sobre o futebol empresa no Brasil


FUTEBOL: ESPETÁCULO DO SÉCULO

Núcleo de Estudos do Cotidiano e de Cultura Urbana (PEPGCS/PUC-SP)

REFLEXÕES SOBRE O FUTEBOL EMPRESA NO BRASIL

Marcelo Weishaupt Proni, Mestre em Ciências Econômicas e Doutor em Educação Física.

O presente texto é parte integrante do livro “Futebol: espetáculo do século” organizado por Márcia Regina da Costa, José Paulo Florenzano, Elizabeth Quintilho, Silvia Carbone D’Allevedo e Marco Antônio S. Santos, lançado no ano de 1999, pela editora Musa/São Paulo.
A proposta inicial do artigo é apresentar algumas tendências de reconfiguração do futebol brasileiro produzidas pela alteração na legislação esportiva e pela expansão dos mercados associados à comercialização do espetáculo e dos símbolos futebolísticos. As reflexões surgem a partir da descrição das diferentes estratégias adotadas pelos agentes que ocupam lugar no campo futebolístico (federações, clubes, patrocinadores, mídia etc.) em correlação com a lógica do mercado em ação, que está fundamentada na lógica mercantil, e que passa a comandar a organização de torneios, e também, a redefinir marcos da competição esportiva e a própria finalidade das entidades que compõem o campo futebolístico, transformando os clubes em ativos financeiros de grandes investidores estrangeiros. Além disso, o texto se propõe a analisar que tipo de contradições pode trazer a aplicação dessa racionalidade econômica no modo de organizar e gerir o futebol profissional no país, tanto na ótica dos atletas, quanto pelos pequenos e grandes clubes e suas relações com o mercado (licenciamentos, direitos de imagem etc.) e seus torcedores. Ao final do texto, o autor apresentada importantes considerações sobre as perspectivas do futebol-empresa nos anos seguintes a 1999, ou seja, as estimativas para o século 21. As análises do autor levantam uma série de possibilidades de discussões sobre as relações de causa e efeito proporcionadas pelo crescente controle das leis do mercado sobre o futebol nacional, e a questão chave que nos faz pensar sobre o tema é: “será que a privatização dos clubes e a alteração na estrutura de propriedade estão conduzindo a um sentido de ‘desnacionalização’ do futebol”?
O artigo completo encontra-se disponível na pasta do GECUPOM/FUTEBOL, localizado no Xerox do Convivência, Rua Deputado Antônio Edu Vieira, Pantanal, próximo ao acesso principal do Centro de Convenções da UFSC.

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