Apresentação de artigo

IV Seminário Nacional de Sociologia Política - UFPR
GT 16 - Estudos Socioculturais do Esporte

26/09 - das 14hs às 16hs

LUTAS, COMBATES, MMA E OS CLUBES DE FUTEBOL BRASILEIRO: A HISTÓRIA DE QUANDO OS DIRIGENTES SE CURVAM AO MARKETING QUE “TOPA TUDO POR DINHEIRO”.

Lucas Barreto Klein[1]
Lucas Matos Mendonça[2]
Paulo Ricardo do Canto Capela[3]

Resumo: O presente artigo tem como objetivo relatar um estudo feito a partir de elaborações de perspectiva histórico-bibliográfica, lidando com um tema que pode ser considerado como novo ao campo de debates da sociologia do esporte. Com o intuito de proporcionar reflexões e apontamentos referentes ao universo das lutas despotivizadas com o futebol empresa, a pesquisa aponta, além de outros aspectos, algumas das principais estratégias de marketing utilizadas para a legitimação dos eventos de artes marciais mistas (MMA) no cenário nacional e internacional. Inserindo, de certa forma, uma nova cultura aos espaços dominados pelos setores da mídia em nossa sociedade.

Palavras-chave: Futebol. MMA. Marketing.



[1]Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação/UFSC, coordenador do GECUPOM/FUTEBOL.
[2]Graduando do curso de Educação Física/UFSC, membro do Grupo PET.
[3]Mestre em Educação/UFSC, professor titular do curso de Educação Física/UFSC e coordenador do GECUPOM/FUTEBOL.

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