IV Seminário Nacional de Sociologia Política - UFPR
GT 16 - Estudos Socioculturais do Esporte
26/09 - das 14hs às 16hs
LUTAS, COMBATES, MMA E OS CLUBES DE
FUTEBOL BRASILEIRO: A HISTÓRIA DE QUANDO OS DIRIGENTES SE CURVAM AO MARKETING
QUE “TOPA TUDO POR DINHEIRO”.
Lucas Barreto Klein[1]
Lucas Matos Mendonça[2]
Paulo Ricardo do Canto Capela[3]
Resumo: O presente
artigo tem como objetivo relatar um estudo feito a partir de elaborações de perspectiva
histórico-bibliográfica, lidando com um tema que pode ser considerado como novo
ao campo de debates da sociologia do esporte. Com o intuito de proporcionar
reflexões e apontamentos referentes ao universo das lutas despotivizadas com o
futebol empresa, a pesquisa aponta, além de outros aspectos, algumas das
principais estratégias de marketing utilizadas para a legitimação dos eventos
de artes marciais mistas (MMA) no cenário nacional e internacional. Inserindo,
de certa forma, uma nova cultura aos espaços dominados pelos setores da mídia
em nossa sociedade.
Palavras-chave:
Futebol.
MMA. Marketing.
[1]Mestrando
do Programa de Pós-graduação em Educação/UFSC, coordenador do GECUPOM/FUTEBOL.
[2]Graduando
do curso de Educação Física/UFSC, membro do Grupo PET.
[3]Mestre
em Educação/UFSC, professor titular do curso de Educação Física/UFSC e
coordenador do GECUPOM/FUTEBOL.
Acesse o quadro geral da programação: http://www.humanas.ufpr.br/portal/seminariosociologiapolitica/
Nenhum comentário:
Postar um comentário